Aprendemos a sempre julgar as emoções como boas ou ruins. Porém, cada emoção tem sua importância para o bom funcionamento de nossa saúde mental.
Então, nos resta a dúvida. Seria a ansiedade é boa ou ruim?
A verdade é que ela não é nem boa e nem ruim. Ela é uma emoção, um estado mental e corporal que se ativa sempre que nossa mente avalia uma situação como tendo riscos potenciais. O gatilho pode ser o pressentimento de algo incerto ou a antecipação de uma situação futura.
Quando essa ansiedade está funcionando em grau ajustado, ela tem como lado positivo ativar um estado de alerta e prontidão adequados e nos preparar para lidar bem com desafios que podem surgir.
Quando a ansiedade é excessiva, pode acabar levando a uma estagnação, procrastinação, descontrole e comprometimento da nossa performance.
O excesso de ansiedade pode acontecer:
➡️ Por se exagerar na avaliação dos riscos
➡️ Por minimizar os recursos internos para lidar com uma situação
➡️ Por não aceitar a própria ansiedade e passar a brigar consigo mesmo, acreditando que "deveria" ter calma e sentir outra coisa
Para viver melhor:
- Desenvolva maneiras saudáveis para tolerar certo nível de tensão e ansiedade já que surgirão em situações desafiadoras.
- Conviver com a ansiedade e saber agir sob seu efeito é um recurso importante para se obter bons resultados nas diversas situações da vida.
Grande beijo!
Comments