Pois é! Em 2020 ainda precisamos falar da relevância dessa ciência e abrir espaços para diminuir os preconceitos e falta de informação sobre ir a um psicólogo (a).
Ainda costumo ouvir expressões do tipo:
- “Ah, psicóloga é como uma amiga e conversa pra ajudar a resolver os problemas falando coisas pra você ficar bem”;
- “É como uma amiga pra desabafar”;
- “Mas ir na psicóloga não adianta nada porque ela não vai resolver meu problema”;
- “Já converso com uma amiga que é ‘meio’ psicóloga”;
E essa eu adoro:
“Mas você vai numa psicóloga (com aquele olhar de espanto, como se tivesse feito uma super revelação), pra quê? Você parece tão bem resolvida.”
Vamos deixar claro que ir a uma psicóloga (o) é algo absolutamente NORMAL.
Assim como ir a um cardiologista ou clinico geral. Muitas pessoas ainda tem resistências porque assuntos ligados à saúde mental revelam tabus, preconceitos e estigmas. Para algumas pessoas ir à psicóloga (o) é frescura e até exagero.
Precisamos lembrar que NEM SEMPRE CORPO SAUDÁVEL É VIDA SAUDÁVEL!
Se a cabeça não estiver em ordem, como fica a saúde? É a cabeça quem determina tudo, lembra? É nela que estão nossas memórias agradáveis e desagradáveis, onde está registrada nossa história, onde estão nossas ideias, sentimentos e é onde serão determinados os nossos comportamentos. Simples, mas nem tanto.
Não precisa estar deprimido ou em crise para ir à psicóloga. Você pode estar ótimo e querer ficar ainda melhor quando entende seus caminhos e o que influencia nas suas atitudes. Esse autoconhecimento é fundamental para a resolução de conflitos e a busca por novos caminhos.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ir à psicóloga (o) não é sinal de fraqueza nem desequilíbrio e é importante que se tenha clareza disso. A ideia de desequilíbrio e fraqueza vem pela falta de informação sobre o trabalho da Psicologia e também pelo preconceito.
Viemos de uma cultura de grande valorização dos aspectos físicos e pouco reconhecimento do que é subjetivo e da ordem das emoções. Muito já se evoluiu nesse quesito com pesquisas que falam da relevância da saúde mental e como ela afeta toda a saúde física também.
A Psicologia é uma ciência. Então, toda a nossa prática está pautada em técnicas e procedimentos profissionais. É muito bom conversar com amigos e importante para nossa saúde emocional também. Mas conversar com amigos não é psicoterapia, ok?
Você já foi em uma psicóloga (o) para fazer uma avaliação e entender sobre o trabalho que ele presta?
Quer uma dica? Quantas vezes você já hesitou se fazia algo ou não porque não conhecia, não sabia se valeria a pena ou por medo de não gostar e depois que ‘se arriscou’ viu que foi muito bom? Pois é! Se você nunca foi a uma psicóloga (o) por medo, preocupação ou não saber ao certo como ela poderia te ajudar, reavalie... Uma psicóloga pode realmente te ajudar!
“Se é tudo coisa da nossa cabeça, está na hora de parar de ignorar o que acontece nela!
Saúde mental é tudo!”
Abraços!
#saúdementalimporta #saúdementalétudo #amoapsicologia #promoçãodasaúde #qualidadedevida #preveção #psicólogapetrópolis #terapiaonline #camilanunespsi
Comments