Muitos pacientes quando estão no processo para a cirurgia bariátrica estranham um pouco quando são encaminhados para o psicólogo. Porém, esse é um procedimento padrão no preparo do paciente para a realização da cirurgia.
A obesidade é uma doença multifatorial. O que isso quer dizer? Quem ela tem várias causas, vários fatores que interagem no desencadear desse quadro. Quando alguém busca um tratamento para a obesidade, seja esse tratamento qual for (um tratamento clínico com reeducação alimentar + medicação e outros recursos ou cirúrgico) é imprescindível que o psicólogo também esteja nesse combo.
A obesidade tem causa genéticas, metabólicas, físicas, comportamentais, neuropsicológicas, emocionais... fora outras pesquisas que já trazem mais informações de possíveis causas, tá?! Então, como vamos tratar de algo tão complexo com uma única medida? Não dá! Eu costumo dizer que essa é uma idealização, uma expectativa, uma fantasia, uma defesa que criamos em que, diante de algo tão complexo, vamos achar uma solução milagrosa!
A obesidade é um quadro clínico e não é considerada uma doença mental, psicológica. A obesidade não é um transtorno alimentar, como vejo algumas pessoas divulgando por aí. Pesquisas divulgadas pela Abeso que é a Associação Brasileira para os Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica, apontam que somente cerca de 30% das pessoas que sofrem com obesidade também apresentam a associação de transtornos alimentares como o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica. O que se sabe, o que é consenso, é de que a obesidade compreende um forte componente psicológico.
Vamos fazer um exercício aqui? Faça aí você também! Pegue um papel e desenhe. Isso ajuda, e muito, para o nosso cérebro visualizar e entender melhor a situação.
Vamos desenhar um círculo e nele vamos fazer um gráfico tipo pizza. Na hora de dividir as fatias dessa pizza, eu quero que você imagine as causas do seu aumento de peso (e isso é muito particular!). Vou sugerir aqui algumas causas que escuto com frequência, mas você pode acrescentar outras.
Você pode colocar: genética/hereditariedade, metabolismo (hormônios), sedentarismo, hábitos alimentares, emoções (estresse, ansiedade, perdas, depressão), vida profissional.
Se existem múltiplas causas, o tratamento também precisa ser “multi”: cirurgião (quando o caminho for cirúrgico), nutricionista, psicólogo, educador físico, endocrinologista, psiquiatra quando for necessário. É justamente essa abordagem, esse tratamento multidisciplinar, multiprofissional que pesa, e muitooooo, para que o paciente alcance o controle do peso e os objetivos desejados.
Uma frase sobre esse tema que gosto muito:
“Loucura é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas”.
(Albert Ainstein)
Se você gostou desse conteúdo curte aqui, me fala o que achou, marca aquela amigo especial, e, claro, compartilha para mais pessoas poderem ver também.
Beijos!!!!
#obesidade #bariatrica #tratamentoobesidade #imc #institutodaobesidade #abordagemmultiprofissional #qualidadedevida #psicologiaeobesidade #terapiacognitivocomportamental
Comments