Muitos pensamentos, uma só cabeça
- Psicóloga Camila Nunes
- 22 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Sobre a enquete de ontem e algumas estratégias que podem auxiliar.
Pensar demais é o que provoca sofrimento na vida de muitas pessoas.
Podemos pensar demais sobre o presente, o passado (ruminação) ou o futuro (preocupação).
Existem algumas estratégias para lidar com o pensamento excessivo.
✨ Obsever seus padrões de pensamentos e identifique aqueles que são contra-produtivos (ex. Ficar preocupado com algo que não pode controlar).
✨ Adote estratégias ativas de enfrentamento. Uma delas é a estratégia de resolução de problemas: imaginar ações concretas e específicas que ajudariam a lidar com a situação problemática. Liste em uma folha de papel tanto ações mais imediatas quanto ações de longo prazo além de descrever detalhes de como elas poderiam ser feitas .
✨ Reserve um tempo no seu dia para o pensar execivio. Em um horário fixo, deixe os pensemos rolarem soltos pelo período de 30 min, sem reprimir ou julgar nada. Quando perceber que ao longo do dia surgiu algum pensamento chato, guarde-o para pensar no horário reservado para isso. Geralmente, ao fazer isso de maneira focada, é comum que esses pensamentos percam sua força.
✨ Identifique quais atividades funcionam como uma distração para você e deixe a disposição para o momento em que os pensamentos tiverem incomodando.
✨ Aceite seus pensamentos como parte natural da experiência humana. Pensamentos vêm e vão mesmo quando não têm um bom embasamento.
É como se o pensamento fosse um trem que chega numa estação. Você não pode evitar os pensamentos que chegam a sua cabeça, mas a ideia é não embarcar. neles.
✨ Por último e não mesnos importante: menos autocrítica e mais autocompaixão.
➡ Camila Nunes
🧠 Psicóloga
CRP 05/42813
Comments