Você sabia que por trás de frases simples do nosso dia a dia podemos identificar sintomas de depressão? Vou compartilhar com você algumas delas.
Segundo dados da Previdência Social, a depressão está entre as 10 doenças que mais provocam afastamento do mercado de trabalho. Ela não é frescura, falta de força de vontade, falta do que fazer ou mesmo falta de religião, como a gente ouve muitas pessoas dizendo por aí.
A depressão é uma doença séria e que traz muitos comprometimentos na vida da pessoa, pois afeta negativamente os modos de PENSAR, SENTIR E AGIR.
Você tem se sentido triste nos últimos tempos? Convive com alguém que acredita que esteja deprimido (a)? Vou dar exemplos de frases que escuto com frequência de quem está com depressão e vamos descobrir os sintomas por trás delas.
- “Só me sinto esgotada. É um cansaço que não acaba”.
Não é preguiça! Essa é uma frase que camufla o sintoma de baixa de energia, baixa do ânimo, aumento da fadiga, do cansaço físico e mental.
- “Sempre gostei de fazer essa atividade. Mas hoje, como tudo na minha vida, perdeu a graça”.
Essa frase pode demostrar outro sintoma da depressão que é a perda de interesse e prazer em atividades que a pessoa sempre gostou.
-“Só queria dormir e não acordar mais pra não sentir o que eu sinto”
Outro sinal que não fala diretamente, mas carrega um pensamento de morte ou suicídio. Bem preocupante, pois a pessoa pode acabar adotando algum comportamento para aliviar o sofrimento e colocar a vida em risco.
- “Parece que tudo ficou meio cinza. Perdeu o brilho”
Demostra o sintoma de sentimento constante de tristeza e rebaixamento no humor que não se liga à uma causa específica e já se prolonga por um período longo.
- “Nada mais faz sentido. Não me vejo no futuro.”
Um sintoma possivelmente escondido nessa frase é o sentimento de vazio, um alto grau de pessimismo, desesperança e ausência de perspectiva.
Viu só como frases corriqueiras podem demostrar como anda a saúde mental de uma pessoa? Esses sintomas que falamos aqui somados a outros e também o seu tempo de evolução são critérios que uma psicóloga (o) ou psiquiatra irão considerar para realizar o diagnóstico de depressão. É importante que um profissional capacitado realize esse diagnóstico.
Aprendendo mais sobre a saúde mental, cuidamos melhor de nós mesmo e de quem está a nossa volta. Procure ajuda se identificou em você esses sintomas e exercite sua empatia e respeito se conhece alguém que esteja com depressão.
Abraços!
Comments