top of page
Buscar
Foto do escritorPsicóloga Camila Nunes

Fantasmas?

Autoestima: tão falada, tão batida, mas ainda complexa. Se engana quem pensa que autoestima é somente gostar do que se vê no espelho.

A autoestima se trata de autoconfiança, autoeficácia, autoaceitação. Se trata da ideia que fazemos de nós mesmos. Como nos vemos objetiva e subjetivamente. Tem a ver com autovalor.


Cada um sabe os fantasmas que enfrenta dentro de si. O que nem todos sabem é como eles podem interferir negativa ou positivamente nessa maneira COMO você se vê.

Verdade difícil de encarar: se sua autoestima não anda bem, é provável que isso se desdobre em vários setores da sua vida: relacionamentos amorosos, vida social, no seu trabalho, com seu filhos, na sua relação com a comida e por aí vai...


Há pouco tempo uso as redes sociais. Comecei, mais por conta do trabalho e, confesso, que ainda não é um lugar dos mais confortáveis pra mim. Por ser mais introvertida, mais tímida. Mas também por achar que a redes sociais trazem muitas discussões, porém desde que se saiba o porquê e o para quê você quer utilizar, ok. Por isso, aqui estou.


E nela, a autoestima fica escancarada: porque se tem demais, porque falta, porque a está perseguindo, porque está em construção ou porque nada ainda se sabe.


E, com a minha autoestima, também não é diferente: ando construindo e lapindo devarinho. Reconhecendo meus fantasmas e não deixando que me assustem demais (eles ainda me assustam sim 🤫).


E o problema, não é você ficar com medo nem assustada. Esses sentimento fazem parte do nosso universo de emoções. O problema é você começar a pensar que não é capaz, que não consegue, porque está com medo e simplesmente deixar de seguir. O problema é você achar que só exite o medo: medo de fracassar, medo de errar, medo de ser rejeitada, medo de não conseguir e até de conseguir. Conclusão: você se pretege do medo e também de inúmeras outras emoções e vivências que surgem ao estar na arena da vida. O medo paraliza e você deixa de viver!


(Ps.: enfrentando meus fantasmas porque a psi sempre busca estar preparada na técnica e também continua se desenvolvendo pessoalmente como ser humaninha que é 🥰 🤭😉).




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dica de livro: Inteligência Emocional

Esse livro foi muito marcante para mim. Li quando ainda estava na faculdade e está na minha lista para ler de novo (por que sou dessas...

Comments


bottom of page