Eh... a quarentena não tem sido fácil. Estamos vivendo uma enxurrada de emoções e a sensação é que estamos nela há séculos e parece interminável. Pessimista? Não sei. Talvez realista.
Entramos sabendo que seria bem desafiador em diversos sentidos. Na visão macro: economia, política, sistema de saúde, empregos, desempregos, educação, desigualdade social... Nossa!
E no individual, nas nossas micro vivências, as emoções e pensamentos fervilham e giram como montanha russa. Se sua quarentena não tem sido assim, maravilha! É uma das poucas pessoas que conheço e converso que não se sente angustiado em muitos momentos. E olha que não são poucas pessoas que converso com certa frequência.
A pandemia estremece algumas certezas que temos. Por vezes são até certezas incertas, porque elas são extremamente sedutoras para nosso psiquismo. E nesse momento, nem essas sobraram.
Temos que reinventar certezas, rotinas domésticas e profissionais, vivenciar um presente duro e reinventar uma esperança de dias melhores. Sim. Acredito que eles virão. Dias melhores.
Precisamos seguir, reunindo nossas energias, se adaptando. Acreditando e aprendendo. Um viva para nossa capacidade de aprender.
Estrato 1: Não é possível ter 100% de produtividade 100% do tempo.
Estrato 2: Angústia, ansiedade e medo vão bater à porta em alguns momentos.
Estrato 3: Esses sentimentos vêm e vão como uma onda. É parte natural dessa experiência e não precisamos nos deixar dominar por eles.
Estrato 4: Às vezes não temos tempo de fazer tudo o que gostaríamos.
Estrato 5: Às vezes sobra tempo e falta o que fazer.
Estrato 6: É maravilhoso estar com quem amamos.
Estrato 7: Também é maravilhoso ficar só e podemos até sentir falta de solidão.
Estrato 8: Você vai se sentir animada (o). Você vai se sentir desanimada (o).
Estrato 9: Nossa cultura é extremamente particular. O toque, o abraço apertado, o ficar pertinho fisicamente do outro, algo tão comum em nossa cultura, transborda nosso coração de afeto e é algo valioso.
Estrato 10: Nossas capacidades de aprendizagem e adaptação são fascinantes.
Saiba de uma coisa: Você pode muito mais mesmo quando não acredita que pode!
E a sua quarentena? Compartilha comigo um pedacinho dela?
Um bom domingo à todos!
Comments