top of page
Buscar
Foto do escritorPsicóloga Camila Nunes

AUTOSSABOTAGEM: fracassar antes de tentar. Quem nunca?

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Se sabotar ou autoboicotar é um processo que pode ser consciente ou inconsciente e, por isso, nem sempre é muito fácil de identificar. É quando criamos obstáculos e empecilhos que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar nossos objetivos. Ou seja: a pessoa adota comportamentos que vão contra seus impulsos e desejos. É como se você fosse seu maior inimigo.


Mas, como posso fazer coisas que vão contra o que eu quero e fazer mal a mim? Vou dar exemplos dessa situação:

- “Hoje eu cumpri com o que planejei até agora para terminar meu trabalho, mas já que tal pessoa não respondeu meu email, não vou fazer mais nada não.”

- “Estava seguindo meu plano alimentar certinho, mas já que eu comi um bombom, agora não vou mais fazer nada porque nunca termino o que começo mesmo.”


E aí, o ciclo da autossabotagem se fortalece. Os hábitos, as rotinas, o pensamentos negativos e autodepreciativos se instituem e vão enfraquecendo a mudança de perspectiva e a melhora da qualidade de vida. E você vai ficando cada vez mais distante daquilo que deseja.

Sabe o piloto automático? Ele mesmo que toca a vida nesses momentos.


E por que isso acontece? Já falei aqui que esse ciclo da autossabotagem está ligado aos hábitos, rotinas e pensamentos. Mas isso pode estar enraizado em vivências da infância que geram crenças distorcidas a respeito de si mesmo e que vão refletir diretamente na forma como nos vemos e nos comportamos.


Como somos complexos, não é mesmo? E como faço pra parar de me sabotar?

Gente, não temos receita para isso. Como em tudo que se relaciona a essa complexidade que é o ser humano. Mas vou sugerir alguns passos que podem auxiliar.


1. Se pergunte: se eu continuar a seguir os mesmos padrões, quais são as chances de alcançar as coisas que quero?

2. Proponha-se novos hábitos de forma gradual. Ninguém muda nada da noite para o dia. Isso é mentira. Comece com o simples, com aquilo que é mais fácil e que está ao seu alcance. Um hábito é construído e reforçado ao longo do tempo e por vários fatores. Um deles é a repetição e o que ganhamos com ela. Reconheça e fortaleça seu sistema de recompensa para se manter no foco.

3. Reconheça os seus hábitos tóxicos. Um deles é a procrastinação (amanhã eu faço; segunda-feira começo, ano que vem vou fazer aquela pós e por aí vai). Ela é uma defesa egóica para você não ter que tomar decisões, para não encarar as mudanças que precisam ser feitas, para não lidar com perdas.


Se você gostou desse conteúdo, curte aqui, comente, compartilhe e marque aquelas pessoas que são especiais para você.

Vou encerrar com uma frase de Albert Bandura que gosto muito:

“Confiar em si mesmo não garante o sucesso, mas não fazê-lo garante o fracasso.”

Uma grande abraço!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dica de livro: Inteligência Emocional

Esse livro foi muito marcante para mim. Li quando ainda estava na faculdade e está na minha lista para ler de novo (por que sou dessas...

Comments


bottom of page