“Minha cabeça não para”, “não consigo desligar”, “não deixo nada pra depois”, “sinto um aperto no peito, um nó na garganta”...
Você já sentiu alguma dessas sensações? Essas são frases que escuto com frequência de pessoas que tem ansiedade. O Brasil é o país que mais sofre de ansiedade no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com algum problema relacionado à ansiedade. Isso quer dizer que se você não tem esses sintomas certamente conhece ou convive com alguém que tem.
A ansiedade é uma reação biopisíquica normal que acontece em situações que podem provocar expectativa, dúvida, medo... Isso que dizer que ora ou outra vamos sentir ansiedade em algumas situações do cotidiano porque nos ajuda na adaptação e ajustamento para ter um bom funcionamento na vida.
E quando ela passa a ser um problema? Quando passa a prejudicar esse bom funcionamento na vida e trazer sofrimento.
Listei aqui cinco perguntas para você se autoavaliar. Lembrando que essa autoavaliação não substitui a avaliação de um especialista em saúde mental (psicóloga ou psiquiatra). Ela serve como um sinal de alerta para você.
1. Você se sente constantemente tenso (a) ou preocupa (o)?
2. Tem dificuldade para pegar no sono porque os pensamentos não param?
3. Tem dificuldade para colocar foco em uma única atividade pois em um milhão de coisas ao mesmo tempo?
4. Acredita que coisas ruins estão sempre prestes a acontecer?
5. Fica procrastinando para fazer atividades que são da sua responsabilidade?
Agora, vamos lá! Se você respondeu sim para mais de 3 (três) perguntas esse é um sinal de alerta, pois demostra que apresenta um alto nível de ansiedade. Hora de observar mais e
ver se está tendo prejuízos no andamento, no “bom andamento” da sua vida.
Se cuide;)
Comments